Com informações da GWI, aproximadamente 40% dos usuários de internet usam as redes sociais para manter contato com seus amigos.

Além disso, utilizam as mídias sociais de empresas para preencher o tempo livre ou para consumir conteúdo relevante.

 

Diferenças de uso por faixas etárias  

Usuários entre 16 e 24 anos, utilizam para preencher tempo livre, entre 25 e 34 anos, para manter contato com amigos e entre 34 e 44 anos, para ficar atualizados com notícias e assuntos importantes.

Uma observação pertinente é a mudança de comportamento nos três grupos etários, a grande maioria acessa as mídias sociais em busca de conteúdo e apenas 19% tem exposto sua vida diária.

 

10 motivos pelos quais as pessoas utilizam as redes sociais

1 – 42% para saber o que seus amigos estão fazendo e para entrar em contato;

2 – 39% para manter-se atualizado com notícias e eventos atuais;

3 – 39% para preencher tempo livre;

4 – 34% porque muitos dos seus amigos estão neles;

5 – 34% para manter network com outras pessoas;

6 – 34% para encontrar conteúdo engraçado e divertido;

7 – 33% para compartilhar fotos ou vídeos com outros;

8 – 30% para compartilhar sua opinião;

9 – 28% para conhecer novas pessoas;

10 – 27% para pesquisar e encontrar produtos para comprar.

 

Como uma empresa pode tirar proveito desse quadro?

A pesquisa mostra que os usuários das redes sociais estão mais reservados, no entanto ainda curiosos e além de buscarem apenas informações de amigos, o público tem consumido conteúdo relevante nas mídias sociais.

A menor taxa de acesso (27%) é para buscar algum produto ou serviço, mas sim para encontrar entretenimento e relacionamento.

O quadro mostra que é importante repensar as estratégias de alcance do público-alvo e inovar no formato da publicidade, fazendo ela parecer menos comercial.

Não é errado manter as divulgações comerciais e promocionais nos posts patrocinados, mas é importante observar o que o mercado está pedindo.

O ideal é manter “relacionamento” com os clientes, oferecendo conteúdo relevante e segmentado, com abordagens menos comerciais, como posts animados ou comemorações de datas sazonais.

Free WordPress Themes, Free Android Games